Eletiva Cantando as Emoções: EM

Alessandra e Hudisséa.

Diversidade cultural, religiosa e étnica.

Arte Matemática

A ideia de se trabalhar com esta temática partiu do interesse dos alunos e dos professores pelos ritmos musicais e a rica relação da música com a cultura, formação da identidade cultural. A música é considerada uma arte milenar que está presente em praticamente todos os momentos da vida do homem, em nosso cotidiano somos constantemente influenciados por diversos tipos de sons, que estimulam diferentes efeitos e reações em nosso corpo de tal modo que, estudos indicam que a utilização da música como instrumento na aprendizagem apresenta grandes benefícios na melhoria da qualidade do ensino. A música tem a capacidade de decifrar notas e as mais profundas emoções. Tem que ter amor para poder sentir. Precisa sentir para ouvir o que o coração tem para dizer” Durante o desenvolvimento da “Cantando as emoções?” serão apresentados temas relacionados à linguagem artística audiovisual como a música abordando cantos, cuidados com a voz, anatomia das cordas vocais, treino vocal de acordo com exercícios práticos executados com acompanhamento de um profissional da área, conhecer a história da música, diferentes estilos musicas, uso e funções da música através de videoclipes e jogos qual é a música e jogos digitais. A eletiva tem o objetivo de proporcionar ao aluno a compreensão e a formação de jovens protagonistas através do desenvolvimento dos trabalhos realizados durante o trimestre, com um olhar voltado para a formação do individuo aplicando os 4 pilares da educação (Aprender a Ser, a Fazer, a Conhecer e a Conviver) de forma prazerosa e lúdica.

Objetivo Geral
- Comunicar e expressar a música através da interpretação, improvisação e composição.
Objetivos específicos
- Promover uma discussão e um levantamento de critérios sobre a possibilidade de determinadas produções sonoras serem ou não músicas, para que a partir daí possam explicar as linguagens musicais; dar espaço para que os estudantes possam escutar diversos estilos de música e pedir que eles percebam as características expressivas e de intencionalidade dos compositores e intérpretes dessas músicas.
- Abordar a música em vários contextos culturais e históricos que se dá através da expressão musical de vários povos em diferentes épocas.
- Estimular a criatividade e autoconhecimento através de apresentação de música. Desenvolver autonomia em relação à observação.