Corpo de Bombeiros de Iúna Realiza Palestra Prática sobre Combate a Incêndios na Escola Professora Maria Trindade de Oliveira

Na última terça-feira, o Corpo de Bombeiros de Iúna, ES, realizou uma palestra educativa e prática sobre combate a incêndios na Escola Maria Trindade. O evento foi direcionado aos alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho, bem como às turmas do segundo e terceiro anos de Eletromecânica. O principal objetivo foi instruir os alunos sobre como agir em caso de início de foco de incêndio, proporcionando uma valiosa experiência prática além do conhecimento teórico.
Durante a palestra, os bombeiros abordaram os princípios fundamentais da formação do fogo, explicando o que é necessário para que ele ocorra e se mantenha, além de destacar os diferentes tipos de incêndios e seus respectivos métodos de combate. “O fogo se forma a partir da combinação de calor, combustível e oxigênio. Entender esse triângulo é essencial para saber como agir de forma eficaz em uma emergência”, explicou.
Um dos pontos altos do evento foi a demonstração prática do uso de extintores de incêndio. Os alunos tiveram a oportunidade de manusear os equipamentos sob a supervisão dos bombeiros, que explicaram detalhadamente o funcionamento de cada tipo de extintor e em quais situações cada um deve ser utilizado.
A interação entre alunos e bombeiros também proporcionou um momento de perguntas e respostas, onde os estudantes puderam esclarecer dúvidas e obter dicas valiosas sobre segurança e prevenção de incêndios.
Esse tipo de palestra é essencial, pois além de complementar o conteúdo acadêmico, prepara os alunos para situações reais que podem enfrentar no dia a dia.
Agradecemos ao Corpo de Bombeiros de Iúna por essa importante contribuição à formação dos nossos alunos e esperamos que eventos como este se tornem cada vez mais frequentes em nossa instituição.