Entrevista com as profissionais da equipe da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar - APOIE

Equipe:
Alice Arruda Pellacani - Psicóloga
Dinalva Nunes Reis - Assistente Social

1. Como vocês definem o problema de bullying na escola?
O bullying na escola é um problema complexo que envolve comportamentos repetitivos de intimidação, agressão física, verbal ou psicológica por parte de um ou mais estudantes contra outro(s) em um ambiente escolar. Esses comportamentos podem incluir insultos, exclusão social, espalhar rumores, agressões físicas, entre outros. O bullying é um problema social. A escola é um dos principais pontos, devido à diversidade social. Os alunos que mais sofrem são aqueles que têm problemas em casa, sofrem violência e falta de suporte social e emocional.

2. Qual a importância de programas de prevenção e combate a esse problema na escola?
Para prevenir a ocorrência de violência como o bullying e o cyberbullying, é crucial promover a conscientização por meio de ações coletivas, dinâmicas grupais e palestras. Essas iniciativas permitem que os alunos expressem seus pensamentos e sentimentos sobre o tema, além de entenderem suas consequências. Os programas de prevenção e combate ao bullying na escola desempenham um papel fundamental nesse processo, criando um ambiente seguro, inclusivo e propício ao aprendizado e ao desenvolvimento saudável dos alunos. Esses programas não apenas abordam o problema do bullying de forma proativa, mas também promovem valores fundamentais que contribuem para uma sociedade mais justa e compassiva.

3. Quais os principais objetivos do programa que vocês coordenam?
Após o diagnóstico realizado pela Equipe Apoie-Escola dentro do ambiente escolar, ficou evidente a necessidade de abordar o bullying e o cyberbullying de forma eficaz. O objetivo é reduzir a ocorrência de novos casos e cultivar habilidades de comunicação assertiva e não violenta, juntamente com valores como empatia, respeito e valorização da diversidade. Essa abordagem visa criar um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e propício ao crescimento saudável dos alunos.

4. Quais estratégias são adotadas para identificar e apoiar alunos em situação de risco?
Existem diversas estratégias para identificar e apoiar alunos em situação de risco de bullying e cyberbullying. Uma delas é a observação atenta por parte de professores, funcionários da escola, colegas de classe e líderes, que devem estar atentos aos sinais de alerta, como mudanças no comportamento, isolamento social e queda no desempenho acadêmico. A equipe psicossocial APOIE-Escola desempenha um papel crucial nesse processo, utilizando palestras e ações para conscientizar toda a comunidade escolar sobre esses sinais, facilitando a identificação e intervenção precoce. Além disso, a equipe psicossocial realiza o acompanhamento tanto da vítima quanto do agressor, em colaboração com a rede de outras políticas públicas. Essa abordagem permite que os próprios alunos ajudem a criar uma cultura de apoio na escola, juntamente com os demais profissionais, por meio da escuta ativa, comunicação empática e acolhimento. Essas ações integradas são essenciais para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, onde todos os alunos se sintam protegidos e apoiados. Por isso a criação de um ambiente acolhedor é importante, pois promover um ambiente escolar onde os alunos se sintam seguros para relatar problemas e buscar ajuda é fundamental.

5. Como é feito o trabalho de conscientização?
Por meio de ações coletivas realizadas dentro das salas de aula, adaptadas à realidade de cada turma, a equipe psicossocial realiza intervenções sistematizadas sobre casos de bullying e cyberbullying. Essas intervenções incluem estudos de casos que levam ao debate, reflexões e propostas de soluções por parte dos alunos para combater a violência. Além disso, são realizadas rodas de conversa, proporcionando aos alunos um espaço aberto para relatar problemas, sentimentos e ideias relacionadas ao bullying. A equipe psicossocial também promove ações com os professores, abordando temas como comunicação não violenta e intervenção precoce diante do bullying. Essas atividades visam capacitar os educadores para reconhecerem e lidarem com situações de bullying de forma eficaz, promovendo um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos os alunos.
Quais os principais desafias ao lidar com essas questões?
O bullying pode acontecer de forma sutil, de forma que outros não possam ver, e nem sempre só a vítima vem se defender. Outras pessoas podem intervir, mas as vítimas podem ter medo ou vergonha, enquanto o agressor pode negar. Por isso, é importante uma cultura de comunicação aberta e de confiança. Mudar a cultura escolar para combater o bullying, até mesmo porque alunos e profissionais não reconhecem a gravidade do problema.

Obs: Para enfrentar o bullying é necessário o esforço coletivo de toda a comunidade escolar, incluindo alunos, pais, professores e demais funcionários. É essencial abordar esse tema de forma proativa, a fim de promover um ambiente escolar mais seguro.