Eletiva Internet das Coisas

Edilson e Wesley.

TI12: Trabalho, Ciência e Tecnologia.

Física, Ciências e Matemática

A IoT possui várias aplicações, assim se faz necessário conhece-las, devido a demanda da atual sociedade tais como: Cidades Inteligentes: Sensores podem ser usados ​​para monitorar o tráfego, o consumo de energia, a qualidade do ar e outros aspectos urbanos para melhorar a eficiência e a qualidade de vida nas cidades. Saúde: Dispositivos médicos podem coletar dados de pacientes e transmiti-los para médicos ou sistemas de saúde em tempo real, permitindo o monitoramento remoto e diagnósticos mais precisos. Indústria: Sensores em máquinas industriais podem monitorar o desempenho e a manutenção, otimizando a produção e as falhas. Agricultura: Sensores em campos agrícolas podem fornecer informações abundantes sobre solo, umidade e clima, auxiliando os agricultores na gestão eficiente de recursos. Casa Inteligente: Dispositivos como termostatos, câmeras de segurança, geladeiras e lâmpadas podem ser controlados remotamente e se comunicarem para melhorar a automação e a conveniência doméstica. Transporte: Sensores em veículos podem monitorar o desempenho e a segurança, além de contribuir para o desenvolvimento de veículos independentes. Varejo: Etiquetas RFID (identificação por radiofrequência) podem ser usadas para rastrear produtos e otimizar a gestão de estoques. Logística: Acompanhamento em tempo real de mercadorias e ativos durante o transporte e a cadeia de suprimentos. Embora a IoT ofereça muitas vantagens em termos de eficiência, automação e conveniência, também apresenta desafios em relação à segurança, privacidade e gerenciamento de dados. A proteção contra ameaças cibernéticas e a garantia de que os dados pessoais sejam tratados com responsabilidade são áreas de preocupação contínua na expansão da Internet das Coisas.

Objetivo Geral
- Permitir e, principalmente, incentivar o desenvolvimento tecnológico. Possibilitando o desenvolvimento de uma sociedade muito mais conectada, criativa e proativa. O objetivo da Internet das coisas é o de “entender o desenvolvimento tecnológico”.
Objetivos Específicos
- Desenvolver habilidades lógico-matemática, biológicas em conjunto com o pensamento criativo para resolução de problemáticas;
- Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de textos e artigos no campo da robótica e biológica;
- Desenvolver a capacidade de pensar múltiplas alternativas para a solução de um problema;
- Compreender os conceitos fundamentais sobre robótica e biologia;
- Trabalhar com os conceitos básicos de eletroeletrônica e mecânica robótica;
- Desenvolver a capacidade de elaboração de Projetos e/ou Artigos;
- Capacitar o aluno no desenvolvimento de programação do robô em construção baseada na arquitetura Arduino, via software instalado em computador;
- Oferecer condições para autonomia do aluno e desenvolvimento do trabalho em equipe;
- Desenvolver habilidades de fabricação digital;
- Impressão em 3D;
- Programação;