Eletiva CSI-Código X

Rodrigo e Éder.

Discussão e estruturação de pensamento. Desenvolvimento de reflexões e práticas investigativas. Reconhecimento de tipos de pesquisa e de experimentos. Planejamento de pesquisa científica. Conhecimento de técnicas de amostragem, coleta de dados e análise de resultados. Exercícios de experimentação. Abordagem da diferença entre o experimento e a observação. Promoção da escrita e divulgação científica.

Biologia, Ciências e História

A atual situação, caracterizada pelo aumento da violência, dos índices de crimes contra a vida e contra o patrimônio nos lança em meio a uma nova configuração social, acompanhada por uma abordagem filosófica e histórica inovadora (PANEQUE; GUIMARÃES, 2022). Tal cenário acentua a importância de formar estudantes capazes de atuar como agentes e protagonistas da história, assumindo as responsabilidades inerentes a essa posição (BERGONSI TUSSI; ALMEIDA DAS NEVES; ALBERTO FÁVERO, 2022). Ao pensar sobre a educação, é essencial expandir nossos horizontes para além da simples formação acadêmica e da relação convencional entre estudante e escola. Devemos abordar de maneira profunda os aspectos intrínsecos à natureza humana (FREIRE, 2004). Foi nesse contexto que surgiu a ideia de desenvolver esta eletiva. O intuito é promover uma abordagem interdisciplinar, com um enfoque crítico e analítico, especialmente direcionado àqueles que têm interesse em áreas como direito e polícia, com ênfase na criminalística. Essa abordagem visa a tornar a aprendizagem mais contextualizada, despertando nos estudantes um senso investigativo e crítico, o que se alinha à crescente popularidade das ciências forenses. Por meio dessa eletiva, os estudantes terão a oportunidade de realizar pesquisas e desenvolver argumentos sólidos, baseados nos conhecimentos abrangidos na área de Segurança Pública. Pretende-se também que compreendam as raízes primordiais dos conflitos e da violência na sociedade, investigando os mecanismos pelos quais essas questões se manifestam. A partir dessa análise, buscarão formas de mitigar tais questões, através de estudos de casos criminais resolvidos ou em aberto. Adicionalmente, a eletiva visa transmitir aos estudantes os princípios fundamentais de ética na convivência e respeito mútuo, embasados em políticas públicas viáveis e responsáveis, de acordo com a realidade do país (FRANCO, 2020). Nessa eletiva, os estudantes explorariam as ciências forenses e a história das investigações criminais, abordando como essas duas áreas se entrelaçam para resolver crimes e entender os contextos históricos em que ocorreram. A ideia é combinar a análise científica das evidências com uma compreensão mais profunda das circunstâncias históricas que cercaram crimes famosos e casos emblemáticos. Isso permitirá que os alunos explorem tanto o lado técnico e investigativo quanto o contexto sociocultural dos crimes ao longo do tempo (FRANCO, 2020).

Geral
- O objetivo geral desta eletiva é aprimorar as habilidades de comunicação oral, síntese textual, pesquisa e contextualização, por meio da exploração da temática CSI.
Especificos
- Introduzir os estudantes ao campo das ciências forenses, abordando os métodos científicos utilizados na análise de evidências criminais, como DNA, impressões digitais, balística e outros;
- Investigar casos históricos de crimes famosos, examinando os métodos de investigação utilizados na época, as circunstâncias sociais e as resoluções dos casos;
- Relacionar as investigações criminais com o contexto histórico em que ocorreram, compreendendo as influências sociais, políticas e culturais que moldaram esses eventos;
- Explorar questões éticas relacionadas à investigação criminal, instigando discussões sobre a privacidade, os direitos humanos e a justiça.