Eletiva LIbras

Amauri e Márcia.

Educação em Direitos Humanos. Ética e cidadania

Língua Portuguesa e Geografia

Os surdos por muito tempo foram totalmente excluídos da sociedade, vistos como “dementes mentais” e como incapazes. Sendo assim a referida eletiva justifica-se pelo fato de que aprender Libras é muito importante para comunicar-se com os surdos, promover sua inclusão e auxiliá-los a expor suas ideias para mais pessoas. Libras é a língua brasileira de sinais, somente por meio dela que milhares de surdos, conseguem se comunicar. A libras possui um campo de atuação profissional muito amplo, sendo uma ótima opção para quem além de fazer a diferença de forma significativa na vida do próximo quer se ascender profissionalmente independente da profissão escolhida.

Objetivo Geral:
• Proporcionar aos alunos, conhecimentos teóricos e práticos a respeito da língua brasileira de sinais, reconhecimento das diversas linguagens na perspectiva de romper com as barreiras comunicativas existentes entre surdos e ouvintes, e ampliar os conhecimentos relacionados a interpretação de textos escritos, visuais e de gráficos.
Objetivos Específicos:
• Proporcionar aos alunos ouvintes, conhecimentos teóricos e práticos a respeito da língua brasileira de sinais, na perspectiva de romper com as barreiras comunicativas existentes entre surdos, surdos-cegos e ouvintes, no contexto inclusivo atual.
• Compreender as características e diferenças entre a língua de sinais e a língua portuguesa para surdos.
• Motivar o aluno a ter um olhar mais atento ao mundo que o cerca.
• Desenvolver a consciência crítica e cidadã na construção de uma sociedade justa.