Eletiva 1, 2, 3, e... Já!

Professores:

Dalila e Cleverson.

Temática

TI- 01 Direito da Criança e do Adolescente. TI- 08 Saúde. TI- 13 Diversidade cultural

Componentes curriculares envolvidos

EDUCAÇÃO FÍSICA e MATEMÁTICA

Justificativa

A proposta da disciplina Eletiva” UM, DOIS, TRÊS E... JÁ!” emerge da necessidade de preparação e incentivo da participação de adolescentes em fase de desenvolvimento corporal nas variadas práticas esportivas e corporais. É objetivo desta proposta aumentar o interesse escolar diminuindo a evasão e abandono, além de ampliar o desenvolvimento humano, permitindo ao aluno uma “gama” de aprendizados podendo citar como exemplos a socialização, criatividade, coordenação, memorização, e propiciar a iniciação esportiva direcionada a técnica e prática de esportes como futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa, entre outros. E resgatar jogos e brincadeiras antigas como, queimada e bandeirinha. As ações da Eletiva, pretendem contribuir para o desenvolvimento de técnica para posteriormente facilitar o trabalho tático. Além disso, é intenção formar integralmente o indivíduo colaborando para a vida acadêmica através da superação das limitações, autocontrole, aprimoração esportiva, vivências diversificadas, participação colaborativa, equilíbrio emocional, a saúde física, emocional, combater a ansiedade e a depressão, através da prática de esportes e jogos. Assim como, o desenvolvimento das atividades busca como fonte de referência todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes na semana de acolhimento, em especial ao varal dos sonhos, onde nos baseamos para propor atividades correlatas as expectativas e demandas dos estudantes em seus projetos de vida.

Objetivos

Objetivo geral:
Possibilitar que os alunos possam conhecer e praticar modalidades esportivas, jogos e brincadeiras de diferentes culturas, de modo a aprimorar a competência do Raciocínio presente no Pilar do Conhecer.
Objetivos específicos:
- Despertar o interesse dos alunos para as diferentes Modalidades Esportivas, Jogos e brincadeiras, a fim de estimular o raciocínio lógico e a integração de uma equipe.
- Vivenciar os espaços, tempo, lugares e papéis no interior do jogo esportivo;
- Vivenciar os esportes coletivos dentro de contextos participativos e cooperativos.
- Vivenciar vários papéis assumidos no contexto esportivo (goleiro, defesa, atacante).
- Vivenciar o esporte individual e coletivo dentro de contextos participativos e competitivos.
- Promover a socialização e o respeito mútuo entre os estudantes.
- Estimular a autoestima e a autoconfiança dos estudantes.
- Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
- Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
- Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
- Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
- Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
- Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.

voltar
próximo