EletivaA magia das cores através da Química

Lúbia Bragança e Patrícia Moreno

Educação para o consumo, educação financeira e fiscal; trabalho, ciência e tecnologia e diversidade cultural

Arte e Química

A escolha da temática foi desenvolvida por estar associado ao varal dos sonhos, pensamos trabalhar a química com a arte envolvendo conteúdos a ciência e práticas experimentais prazerosas. A cor é um tema apaixonante tanto para a Ciência como para a Arte e a sua percepção é uma característica da experiência humana da qual, na realidade, sabemos muito pouco. Do ponto de vista físico-químico, a cor é um fenómeno que resulta da interação da radiação eletromagnética na zona do visível com a matéria. O homem é capaz de ver nesse intervalo de valores de comprimento de onda a que correspondem diferentes cores, entre o violeta e o vermelho, num contínuo como o arco-íris, e cuja mistura constitui a luz branca. A cor de um objeto resulta assim, de um modo simplificado, da absorção seletiva de luz a alguns valores de comprimento de onda, refletindo o objeto os restantes. Por exemplo, a cor verde das folhas das plantas deve-se à absorção de radiação pelas moléculas de clorofila nas regiões do vermelho e do azul do espectro do visível, sendo a luz verde refletida. Um material que absorve todos os comprimentos de onda da luz visível é preto enquanto outro que não absorve nenhum é branco. A cor pode assim ser devida à utilização de pigmentos ou corantes. Os pigmentos são materiais inorgânicos que se apresentam sob a forma de pequenas partículas ligadas entre si pelo aglutinante (óleo, ovo ou mesmo saliva ou gordura animal utilizados pelos artistas rupestres) e que são os principais constituintes das tintas usadas em pintura. Quanto aos corantes, substâncias coradas de natureza orgânica, são solúveis em água e/ou álcool e fundamentalmente usados em tinturaria e na alimentação. Nos pigmentos inorgânicos, os elementos de metais de transição desempenham um papel muito importante na produção de cor enquanto nas moléculas orgânicas dos corantes este fenômeno deve-se fundamentalmente à existência de ligações duplas alternadas.

Objetivo geral:
Possibilitar a aplicação de conceitos e técnicas referentes às Práticas Experimentais na área de Ciências da Natureza aliado a arte e suas técnicas de pinturas.
Objetivos específicos:
- Oportunizar aos alunos momentos formais e sistemáticos, teóricos e práticos onde ele possa conhecer mais sobre as cores e o envolvimento na química.
- Identificar e experimentar as possibilidades de obtenção de tintas naturais;
- Identificar os recursos naturais com possibilidade de uso e aplicação para a produção de tintas;
- Ampliar o conhecimento e a aplicabilidade de materiais alternativos;
- Conhecer e aplicar a técnica do Tie-dye na customização de tecidos;
- Reconhecer e explicar a emissão e a absorção de diferentes cores de luz;
- Desenvolver o pensamento científico;
- Desenvolver o protagonismo nos educandos.