Eletiva Aquarelas.

Sandra Aparecida da Silva e Márcia Débora Martins de Sá Forte.

Educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008).

Língua Portuguesa, Arte, Geografia e História – Ensino Médio

Mais do que vivenciar a prática artística da aquarela, a presente eletiva foi cuidadosamente concebida para complementar e recuperar os conteúdos defasados dos componentes curriculares de Língua Portuguesa (em especial a literatura), Geografia , História, e Arte. Foi elaborada em consonância com a BNCC, Protagonismo Juvenil, Projeto de Vida, Guia de Aprendizagem e Avaliação diagnóstica, incluindo o trabalho étnico racial. Pintar com aquarela - especialmente ao criar formas e cores - envolve a mente, a atenção e as habilidades motoras, que auxiliam na promoção da sinapse visual e na expressão artística; conexões cerebrais em diversas áreas interpretativas, criativas e lógicas; e estimula significativamente a cognição. Além disso, a Aquarela promove uma apreciação mais profunda da arte visual, contribuindo para o entendimento da literatura e da história da arte. Ela também oferece apoio àqueles que enfrentam dificuldades de aprendizagem, pois nutre habilidades artísticas e a expressão criativa, promovendo assim o autoconhecimento, a gestão de emoções, o autocuidado e a formação da identidade.

Objetivo geral:
• Proporcionar aos alunos uma experiência significativa na prática artística da aquarela, promovendo o desenvolvimento de habilidades artísticas e expressivas. • Complementar e recuperar os conteúdos defasados dos componentes curriculares de Língua Portuguesa (com ênfase na literatura), História, Geografia e Arte, por meio da exploração da técnica da aquarela. • Estimular o protagonismo juvenil, promovendo a autonomia e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. • Integrar os princípios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no planejamento e desenvolvimento da eletiva, visando garantir uma educação integral e de qualidade.
Objetivos específicos:
• Desenvolver habilidades motoras e cognitivas dos alunos através da prática de pintura com aquarela, promovendo a sinapse visual e a expressão artística.
• Estimular a reflexão crítica sobre questões étnico-raciais, integrando-as de forma transversal no contexto das atividades artísticas.
• Promover a apreciação e compreensão da arte visual, contribuindo para uma maior compreensão da literatura e da história da arte.
• Oferecer suporte e apoio para alunos com dificuldades de aprendizagem, proporcionando um ambiente inclusivo que valorize as múltiplas inteligências.
• Estimular o autoconhecimento, a gestão de emoções e o autocuidado dos alunos através da expressão criativa com aquarela, contribuindo para o desenvolvimento integral de sua identidade.
• Retratar espaços naturais e geográficos, comunidades tradicionais, personalidades negras e conhecer suas respectivas biografias.