Eletiva Jogando com o Tempo

Ana Carolina e Derliane.

Educação em direitos humanos; Educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena; Diversidade cultural.

Língua Portuguesa e História

As Eletivas são um caminho de diversificação das experiências escolares com objetivo de aprofundar, enriquecer e ampliar os estudos relativos às áreas de conhecimentos contempladas na Base Nacional Comum. Sendo assim, a proposta de desenvolvimento do tema dessa eletiva foi construída a partir da observação e tabulação de dados das Avaliações Externas e Internas, onde se constatou que os estudantes da E.E.E.F.M. Professora Maria Trindade de Oliveira possuem a necessidade de reforço em Língua Portuguesa e História. Contudo, deve-se entender que esse reforço não abrange apenas o desenvolvimento em contextos escolares, mas também os sociais e culturais. Além disso, os alunos sinalizaram, em seus Projetos de Vida, o interesse por atividades lúdicas. Logo, o ensino-aprendizagem em História e Língua Portuguesa se preocupa com a velocidade de mudanças tecnológicas e comportamentais e como estas afetam o estudante e a ludicidade pedida justifica um ensino através do Cinema e dos Jogos. O uso do cinema no âmbito educacional procura trazer luz sobre aspectos culturais, políticos, históricos e sociais da humanidade. Ainda, o cinema, atuando como mídia educativa apresenta grande potencial pedagógico, já que imagens tendem a trazer mais informações que textos, além de ser uma ferramenta mais atrativa para os jovens. Ademais, sabe-se que a utilização de jogos pedagógicos desempenham um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem, pois oferece uma série de benefícios e oportunidades educacionais. Os jogos são naturalmente envolventes e motivadores. Eles capturam a atenção dos alunos e os incentivam a participar ativamente das atividades educacionais, tornando o aprendizado mais divertido. Muitos jogos pedagógicos envolvem interação social e colaboração entre os alunos. Isso estimula o trabalho em equipe, a comunicação e o desenvolvimento de habilidades sociais importantes. Jogos podem ser projetados para se adaptar ao nível de habilidade de cada aluno. Isso significa que cada aluno pode progredir em seu próprio ritmo, sem se sentir pressionado ou entediado. Jogos frequentemente apresentam desafios que os alunos precisam superar. Isso estimula a capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. Em resumo, a utilização de jogos pedagógicos é importante porque torna o processo de ensino e aprendizagem mais envolvente, eficaz e relevante para os alunos.

Objetivo Geral:
Interligar História, Língua e Cinema, propondo comparações que levarão o estudante a entender que estes são campos que têm realizado uma relação ampla de mútua cooperação, formado pelo diálogo e pela imagem.
Objetivos Específicos:
-Oportunizar aos alunos momentos práticos e lúdicos de conhecimento de História e de Língua Portuguesa.
-Enriquecer o conhecimento, assim como ampliar, diversificar e aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas em especial na disciplina de História e Língua Portuguesa.
-Oferecer ao jovem estudante a oportunidade de estudar a parte histórica e a evolução da Língua Portuguesa até os dias atuais.
-Superar a indiferença, intervindo de forma responsável, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças linguísticas, culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características.
-Ampliar, de forma consciente, a visão da realidade e sua inserção no mundo, através de evidências históricas e da língua, como forma de manifestação da cultura e costume.
-Compreender acontecimentos históricos, compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
-Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
-Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
-Compreender as contribuições variadas das diversas etnias em contato social durante tempo e espaço variados, assim, percebendo os sincretismos, hibridismos e diversidades produzidas dos encontros étnicos.
-Oportunizar o aluno a reflexão sobre o seu projeto de vida.
-Desenvolver o protagonismo nos educandos.