Eletiva Craque do Esporte.

Dalila Lopez de Carvalho Souza; Derliane de Oliveira Medeiros.

Saúde, vida familiar e social.

Educação Física e História.

A proposta da eletiva intitulada “craque do esporte” emerge da necessidade de preparação e incentivo da participação de adolescentes em fase de desenvolvimento corporal nas variadas práticas esportivas e corporais. Além de abranger o campo dos esportes, acrescentando uma nova modalidade de esporte que está sendo inserida aos poucos nas redes de ensino que é o esporte, popularmente conhecido como esporte eletrônico. É objetivo desta proposta o interesse escolar diminuindo a evasão e abandono, além de ampliar o desenvolvimento humano, permitindo ao aluno uma “gama” de aprendizados, e trocas de conhecimentos que o aluno já possui, podendo citar como exemplos a experiência do aluno com o sports, a socialização, criatividade, coordenação, memorização, agilidade, raciocínio logico, e propiciar a iniciação esportiva direcionada a técnica e prática de esportes como futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa, sports entre outros. E resgatar jogos e brincadeiras antigas como, queimada e bandeirinha. As ações da Eletiva, pretendem contribuir para o desenvolvimento de técnica para posteriormente facilitar o trabalho tático. Além disso, é intenção formar integralmente o indivíduo colaborando para a vida acadêmica através da superação das limitações, autocontrole, aprimoração esportiva, vivências diversificadas, participação colaborativa, equilíbrio emocional, a saúde física, emocional, combater a ansiedade e a depressão, através da prática de esportes e jogos. Além de abranger o conhecimento teórico dos alunos acerca da história de cada pratica esportiva, e sua contribuição na sociedade, bem como a evolução do esporte ao logo da história. Assim como, o desenvolvimento das atividades busca como fonte de referência todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes na semana de acolhimento, em especial ao varal dos sonhos, onde nos baseamos para propor atividades correlatas as expectativas e demandas dos estudantes em seus projetos de vida.

Objetivo geral:
• Possibilitar que os alunos possam conhecer e praticar modalidades esportivas, jogos e brincadeiras de diferentes culturas, de modo a aprimorar a competência do Raciocínio presente no Pilar do Conhecer.
Objetivos específicos:
- • Despertar o interesse dos alunos para as diferentes Modalidades Esportivas, Jogos e brincadeiras, a fim de estimular o raciocínio lógico e a integração de uma equipe;
- • Vivenciar os espaços, tempo, lugares e papéis no interior do jogo esportivo;
- • Vivenciar os esportes coletivos dentro de contextos participativos e cooperativos;
- • Vivenciar vários papéis assumidos no contexto esportivo (goleiro, defesa, atacante);
- • Vivenciar o esporte individual e coletivo dentro de contextos participativos e competitivos;
- • Promover a socialização e o respeito mútuo entre os estudantes;
- • Estimular a autoestima e a autoconfiança dos estudantes;
- • Compreender a evolução histórica dos esportes e sua influência na sociedade ao longo do tempo;
- • Analisar o papel dos esportes como expressão cultural e identitária em diferentes contextos históricos;
- • Explorar a relação entre os esportes, a educação física e a promoção da saúde e bem-estar;
- • Investigar como as mudanças sociais, políticas e tecnológicas impactaram a prática e a percepção dos esportes ao longo da história;
- • Promover a reflexão crítica sobre a importância da preservação do patrimônio esportivo e da memória histórica relacionada aos esportes;
- • Explorar as habilidades e competências necessárias para a prática de e Sports, incluindo estratégia, coordenação motora, trabalho em equipe e tomada de decisão rápida;
- • Investigar as questões éticas, legais e de saúde relacionadas aos eSports, como o uso responsável da tecnologia, os desafios da prática intensiva e os aspectos psicossociais dos jogos competitivos;
- • Promover a reflexão crítica sobre o reconhecimento e a legitimação dos eSports como modalidade esportiva;