Eletiva moviMENTE-se

Priscila e Elisiana

Saúde, vida familiar e social

Língua Portuguesa e Matemática

Tendo em vista as avaliações externas de final de ano, pensando em elevar auto confiança que eles necessitam para obter sucesso refletimos sobre a necessidade elaborar uma eletiva onde a autoestima e a capacidade de aprender estão fortemente relacionadas, e a primeira é considerada um estímulo para a segunda. Isso porque a confiança na própria capacidade, a curiosidade, a capacidade de aprender com os próprios erros e o desejo de ousar são atitudes essenciais para o aprendizado – e estão mais presentes nos alunos que possuem autoconceitos positivos de si mesmos. De maneira geral, os alunos de autoestima elevada têm mais facilidade e disposição em aprender, especialmente por se sentirem valorizados. Ao contrário, a desmotivação aparece com mais frequência em alunos de baixa autoestima, especialmente quando ela se reflete no desempenho escolar e nos feedbacks de pais e professores. A presente proposta de desenvolvimento do tema dessa eletiva justifica-se a partir da observação dos estudantes. Percebemos que os alunos precisam desenvolver a habilidade do autoconhecimento para que assim conquiste uma autoestima cada vez mais elevada e que isso reflita em seu aprendizado e desenvolvimento na sala de aula. A proposta tabém de se trabalhar alimentação saudável, saúde e bem-estar juntamente com a prática de atividade física é em função da preocupação mundial com o aumento de casos de obesidade e doenças causadas por alimentação inadequada e pelo sedentarismo. A relevância do tema requer atenção desde a infância, para que na fase adulta os estudantes sejam capazes de fazer escolhas mais saudáveis e ou promover a mudança de hábitos alimentares, que proporcionem viver com mais qualidade ao longo da sua vida.

Objetivo geral:
Fazer com que o estudante tenha condições de realizar uma reflexão sobre seus hábitos, levando-os ao conhecimento sobre a importância de uma boa saúde e bem-estar físico, social e emocional, estimulando o protagonismo e as potencialidades para alcançar o projeto de vida e a excelência acadêmica.
Objetivos específicos:
- Promover atividades interdisciplinares de educação em saúde e bem-estar;
- Promover o desenvolvimento da autoestima e autonomia das nossas alunas (os);
- Desenvolver ações voltadas à promoção da saúde física, social, emocional e psicológica do ser humano com enfoque na integralidade da rede de cuidados, na humanização da assistência e na autonomia e autoconhecimento;
- Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência da sua contribuição para promover sua saúde de forma atraente, lúdica e educativa;
- Permitir ao estudante o acesso às diferentes formas de praticar atividades físicas que venha a proporcionar uma boa saúde e qualidade de vida ativa.
- Valorizar a pluralidade para evitar que as crianças e adolescentes desenvolvam preconceitos.