EletivaConexão ENEM = Redação + Matemática

Adriano Paula de Gouvea e Ana Carolina Coelho Barreto de Magalhães Itaboray

Educação em Direitos Humanos e Diversidade Cultural.

Matemática e Redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia habilidades em várias áreas do conhecimento, incluindo Redação e Matemática. Oferecer uma eletiva que aborde especificamente essas duas disciplinas proporciona aos alunos uma preparação mais completa e focada para o exame e um diferencial na competitividade, fortalecendo habilidades que podem aumentar as chances de sucesso no processo seletivo. Além disso, tanto a Redação quanto a prova de Matemática têm peso significativo na pontuação total do ENEM, portanto, é essencial que os estudantes estejam bem preparados em ambas as áreas para obterem um bom desempenho geral. Ademais, a Redação desenvolve habilidades de comunicação escrita, argumentação e expressão de ideias, competências fundamentais não apenas para o ENEM, mas também para a vida acadêmica e profissional. Da mesma forma, a Matemática é crucial para o raciocínio lógico, resolução de problemas e análise de dados, competências essenciais em várias áreas do conhecimento. Sendo assim, a combinação de Redação e Matemática em uma mesma eletiva promove uma abordagem interdisciplinar, permitindo que os estudantes explorem conexões entre essas áreas e ampliem sua compreensão sobre como aplicar conceitos matemáticos em contextos diversos, inclusive na produção de textos argumentativos.

Objetivo geral:
Objetivos específicos:
Objetivo Geral: Capacitar os alunos para os processos de inserção no Ensino Superior, em especial o ENEM, por meio do aprofundamento da capacidade crítica e argumentativa no processo de escrita e o racicínio matemático. Objetivos Específicos: - Oportunizar aos alunos momentos práticos e dialogados de conhecimento em Redação e Matemática.
- Enriquecer o conhecimento, assim como ampliar, diversificar e aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas em especial nas disciplinas de Redação e Matemática.
- Aprofundar a capacidade de interpretação de diferentes gêneros textuais englobando todas as áreas do conhecimento.
- Desenvolver as práticas de pesquisa autônomas bem como as colaborativas.
- Promover debates orientados acerca de temas da atualidade.
- Trabalhar de forma focada nas habilidades e competências exigidas pelo ENEM em Redação e Matemática, em especial.
- Levar o aluno à reflexão do seu Projeto de Vida.
- Desenvolver o protagonismo nos educandos.
- Superar a indiferença, intervindo de forma responsável, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças linguísticas, culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características.