Eletiva Letras empreendedoras

Sandra e Ana Rodrigues.

Diversidade Cultural e Direitos da Criança e do Adolescente.

Língua Portuguesa e Matemática

A eletiva “Letras Empreendedoras”, abrange o lettering como arte vendável, ela foi elaborada em consonância com o Protagonismo Juvenil, Projeto de Vida, Guia de Aprendizagem e Avaliação Diagnóstica. A eletiva proposta visa à recuperação de conteúdos em defasagem dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, através do resgate da escrita manual e do empreendedorismo. “Escrever à mão – em específico formando letras – envolve a mente, a atenção e as funções neuromusculares, que auxiliam na promoção da sinapse visual e linguística; conexões cerebrais em regiões distintas interpretativas, criativa e lógica; e ativação inquestionável cognitiva.” Virgínia Berninger. Ademais, o empreendedorismo instigando o uso de habilidades de raciocício lógico estimula o planejamento e o marketing, que prepara os estudantes para oportunidades futuras.

Gerais:
• Leitura;
• Escrita;
• Compreensão e Interpretação.
• Investigação
Específicos:
• Valorização de diferentes manifestações culturais;
• Resgate à escrita manual;
• Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e imaginativo do aluno;
• Despertar o desejo de saber, promovendo o desenvolvimento pessoal e cultural do educando;
• Estimular novas leituras, desenvolvendo o vocabulário e favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
• Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação através do estímulo à criatividade, por meio da escrita criativa;
• Proporcionar ao indivíduo, através da leitura, a oportunidade de expandir os horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipatória;
• Promover atitudes de parceria entre professores e alunos para o desenvolvimento de ações voltadas ao desenvolvimento do protagonismo, acolhimento, criatividade, convívio, organização, liberdade, mobilização, divulgação e avaliação, visando desenvolver competências pessoais, relacionais, cognitivas produtivas. • Compreender a importância da escrita para a humanidade.
• Montar um site ou blog para apresentação dos trabalhos dos alunos.
• Perceber os diferentes registros feitos pelos homens ao longo do tempo.
• Compreender a escrita como um dos meios para o desenvolvimento, manutenção e preservação das memórias de uma sociedade.
• Perceber a escrita como linguagem e suas transformações, identificando seu papel na integração de pessoas.
• Montar resumos interessantes sobre os conteúdos de matemática.