EletivaUm novo olhar para o futuro

Janaína e Sara.

- Trabalho - Ciência e suas tecnologias - Diversidade cultural - Educação para o consumo

Biologia e Química

A orientação vocacional vem para auxiliar o momento em que acontece a escolha. É um processo no qual o aluno reflete sobre o seu momento decisório na profissão. Além de si mesmo o aluno leva em consideração os aspectos que estão à sua volta: sociais, familiares e econômicos. Considerando o processo de escolha profissional, no contexto escolar, visa promover o autoconhecimento, o conhecimento das profissões bem como do mercado de trabalho onde o aluno está inserido. A escolha profissional é parte de um processo mais amplo que abrange todo o comportamento humano a partir de informações fornecidas pelo meio social e cultural no qual se insere o aluno. A adolescência constitui-se numa fase permeada por mudanças de ordem física, mental, emocional e social. O aluno acaba sendo afetado por essas alterações, justamente no período em que precisa tomar decisões quanto a sua carreira e futuro profissional. O momento da escolha de uma profissão coincide com a fase do desenvolvimento na qual o jovem está definindo sua identidade: quem ele quer ser e quem não quer ser. Sem a orientação adequada e com as expectativas que a família e a própria escola depositam sobre ele em relação ao futuro, o mesmo pode se precipitar em sua escolha profissional. Portanto, a presente proposta de desenvolvimento dessa eletiva justifica-se, por tende a atuar de forma intencional, podem contribuir para que os alunos desenvolvam sua autonomia e responsabilidade, levando-os a construir um projeto de vida que contemple ações promotoras da continuidade do seu processo educativo.

Gerais:
Auxiliar os alunos, principalmente em momentos de conflitos e incertezas, a entender os valores que regem a vida pessoal, bem como suas expectativas, habilidades e aptidão.
Direcionar seu olhar para as múltiplas oportunidades do mercado de trabalho, possibilitando-o a fazer suas escolhas com responsabilidade e confiança.
Específicos:
-Promover atividades em que o aluno possa se conhecer melhor, tendo dimensão de seus pontos fortes e fracos, e suas habilidades.
-Proporciona momentos direcionados ao desenvolvimento da autoestima e autonomia dos alunos;
-Participar de atividades científicas incluindo palestras, dinâmicas e eventos de extensão com profissionais das áreas de identificação da maioria;
-Desenvolver ações voltadas a praticas profissionais através de visitas técnicas a ambientes socio cultural dos alunos.