A Prof.ª Maria Trindade de Oliveira é uma EEEFM (Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio).
Pertence à Ibatiba, que é município brasileiro do estado do Espírito Santo.
EEEFM Prof.ª Mª Trindade de Oliveira possui como princípios orientadores o trabalho em equipe de forma cooperativa,
o espírito de liderança, valorização, participação ativa e engajamento, garantindo a construção participativa do
conhecimento, uma relação democrática, reflexiva, crítica, de respeito mútuo.
Oportunizando aos estudantes uma aprendizagem integral que seja capaz de desenvolver suas habilidades e competências
para o século XXI, tornando indivíduos críticos, formadores de opiniões, construtivos e participativos na promoção de
um mundo melhor. O estudante torna-se, assim, agente na criação e interage com o meio ambiente.
Constrói a sua autonomia, autodeterminação, responsabilidade, cooperação e solidariedade.
Aprende a trabalhar em parceria com o grupo, ao partilhar ideias, pensamentos e assimilar códigos de conduta
padronizados de comportamento coletivo.
A equipe da Escola Professora Maria Trindade de Oliveira é composta pelo trio gestor, corpo docente, administrativo e pedagógico. São profissionais que desempenham diversas funções para garantir o funcionamento eficiente e eficaz da escola, bem como promover o desenvolvimento educacional dos alunos.
Nossa gestão é democrática, um modelo de administração escolar baseado na participação e envolvimento de todos os membros da comunidade educacional nas decisões e processos relacionados à escola. Esse modelo busca promover a igualdade, a transparência, a participação ativa e a responsabilidade compartilhada.
Nossos professores trabalham como mediadores, responsáveis por planejar, implementar e avaliar o currículo, garantindo que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades relevantes, sendo uma educação integral.
Profissionais de serviços gerais responsáveis pela manutenção e limpeza moderada para a criação de um ambiente seguro, limpo e propício ao aprendizado. Um ambiente escolar bem cuidado promove um senso de comunidade e respeito.
Período: Intermediário (7:00 h às 14:00 h)
9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Período: Parcial (14:10 h às 19:30 h)
Ensino Médio
A ofertada atualmente, é composta por dois blocos: Formação Geral Básica, orientada pela BNCC, comum a todos os estudantes do Ensino Médio, e Itinerários Formativos, flexível, possibilitando maior autonomia para os jovens definirem os rumos de sua educação, de acordo com o que mais se ajusta às aspirações e aptidões e ao seu projeto de vida. Ensino Médio
Itinerários Formativos Ofertados em Nossa EscolaPeríodo: Parcial (14:10 h às 19:30 h)
O 5º Itinerário Formativo tem como proposta um conjunto de situações, atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, aptidões e objetivos.
Os itinerários trabalham habilidades associadas aos quatro eixos estruturantes em unidades curriculares específicas que compõem o Módulo de Formação para o Mundo do Trabalho e também, as habilidades específicas requeridas pelas distintas ocupações.
Período: EJA Noturna (18:50 h às 22:00 h)
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino exclusiva para estudantes que, por algum motivo, tiveram que abandonar os estudos ou que não tiveram acesso à escola.
Para se inscrever no Ensino Fundamental, o estudante deverá ter a idade mínima de 15 anos e no Ensino Médio, 18 anos.
Com oferta do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de forma presencial, com aulas de segundas às sextas-feiras, contendo o Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território – PIPAT.
O plano de ensino é o planejamento elaborado pelo docente, dentro do programa do curso, que pretende apresentar o conteúdo programático da disciplina a ser lecionada, obedecendo o projeto pedagógico da Instituição e as diretrizes curriculares determinadas pelo poder público.
Acesse o o plano de EnsinoA educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
AEE Ofertado em Nossa Escola O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora Maria Trindade de Oliveira”, além de ser uma exigência legal
expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20/12/1996, permite a revelação da identidade da instituição, de suas concepções e
de seus sonhos. Além disso, define a natureza e o papel socioeducativo, cultural, político e ambiental da escola, bem como sua organização e gestão curricular para
subsidiar o seu Regimento Escolar e sua Proposta Pedagógica, documentos norteadores das ações educativas, estabelecendo novos rumos de gestão e práticas
pedagógicas levando-nos a superar a “educação tradicional” que está aquém das necessidades e anseios de todos os envolvidos do cotidiano escolar.
No contexto de crescimento das propostas educacionais, os especialistas, corpo docente e discente e corpo administrativo, respaldados nos aspectos legais, fomenta
a estratégia de um trabalho voltado à melhoria da qualidade na educação com metodologias inovadoras, ligadas as necessidades atuais e futuras dos indivíduos que
nesta escola estudam.
O Projeto Político Pedagógico - PPP foi elaborado sob a supervisão da equipe pedagógica com a participação de toda comunidade escolar, construído coletivamente
a partir de discussões em todos os segmentos da Instituição, respeitando as especificidades, as estratégias e as ações, procurando estimular a comunidade
acadêmica a se motivar e envolver-se com as questões institucionais. Portanto a instituição vem documentar a história, seus resultados, metodologias
adotadas, metas e ações, que possam nortear o planejamento educacional. E tem o propósito de reunir objetivos e esforços coletivos, reconstruindo analogias entre:
escola/qualidade na educação/sistematização no processo de ensino e aprendizagem/compromisso social/transparência organizacional.
Este projeto é resultado de uma experiência coletiva, na qual, construímos caminhos para colocar em prática nossos paradigmas educacionais em sintonia com a filosofia
da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora Maria Trindade de Oliveira"
PPP da EEEFM Professora Maria Trindade De Oliveira - Clique Aqui!
O regimento escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Dividindo as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer.
Ele deve estar de acordo com uma proposta de gestão democrática, assim ele possibilitará a qualidade do ensino, fortalecendo a autonomia pedagógica e valorizando a participação da comunidade escolar que está representada através dos órgãos colegiados, como, por exemplo, o Conselho Escolar e o grêmio estudantil. Outro objetivo do Regimento é o cumprimento das ações educativas estabelecidas no Projeto Político-Pedagógico da escola.
Regimento da EEEFM Professora Maria Trindade De Oliveira - Clique Aqui!
Um plano de ação escolar é o planejamento documentado e formalizado que descreve as estratégias, ações e atividades que serão desempenhadas em determinado período.
Também contempla desafios a serem superados, bem como orientações para situações de crise.
Plano de Ação da EEEFM Professora Maria Trindade De Oliveira - Clique Aqui!