Nossa Escola

Quem Somos

A Prof.ª Maria Trindade de Oliveira é uma EEEFM (Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio). Pertence à Ibatiba, que é município brasileiro do estado do Espírito Santo.
EEEFM Prof.ª Mª Trindade de Oliveira possui como princípios orientadores o trabalho em equipe de forma cooperativa, o espírito de liderança, valorização, participação ativa e engajamento, garantindo a construção participativa do conhecimento, uma relação democrática, reflexiva, crítica, de respeito mútuo. Oportunizando aos estudantes uma aprendizagem integral que seja capaz de desenvolver suas habilidades e competências para o século XXI, tornando indivíduos críticos, formadores de opiniões, construtivos e participativos na promoção de um mundo melhor. O estudante torna-se, assim, agente na criação e interage com o meio ambiente. Constrói a sua autonomia, autodeterminação, responsabilidade, cooperação e solidariedade. Aprende a trabalhar em parceria com o grupo, ao partilhar ideias, pensamentos e assimilar códigos de conduta padronizados de comportamento coletivo.


Nossa Equipe

A equipe da Escola Professora Maria Trindade de Oliveira é composta pelo trio gestor, corpo docente, administrativo e pedagógico. São profissionais que desempenham diversas funções para garantir o funcionamento eficiente e eficaz da escola, bem como promover o desenvolvimento educacional dos alunos.
Nossa gestão é democrática, um modelo de administração escolar baseado na participação e envolvimento de todos os membros da comunidade educacional nas decisões e processos relacionados à escola. Esse modelo busca promover a igualdade, a transparência, a participação ativa e a responsabilidade compartilhada.
Nossos professores trabalham como mediadores, responsáveis por planejar, implementar e avaliar o currículo, garantindo que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades relevantes, sendo uma educação integral.
Profissionais de serviços gerais responsáveis pela manutenção e limpeza moderada para a criação de um ambiente seguro, limpo e propício ao aprendizado. Um ambiente escolar bem cuidado promove um senso de comunidade e respeito.

Ensino Regular
Ensino Fundamental e Médio

Período: Intermediário (7:00 h às 14:00 h)
9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Período: Parcial (14:10 h às 19:30 h)
Ensino Médio

A ofertada atualmente, é composta por dois blocos: Formação Geral Básica, orientada pela BNCC, comum a todos os estudantes do Ensino Médio, e Itinerários Formativos, flexível, possibilitando maior autonomia para os jovens definirem os rumos de sua educação, de acordo com o que mais se ajusta às aspirações e aptidões e ao seu projeto de vida. Ensino Médio

Itinerários Formativos Ofertados em Nossa Escola

Formação Técnica e Profissional
de Nível Médio

Período: Parcial (14:10 h às 19:30 h)

O 5º Itinerário Formativo tem como proposta um conjunto de situações, atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, aptidões e objetivos.
Os itinerários trabalham habilidades associadas aos quatro eixos estruturantes em unidades curriculares específicas que compõem o Módulo de Formação para o Mundo do Trabalho e também, as habilidades específicas requeridas pelas distintas ocupações.

Formação Técnica e Profissional de Nível Médio Ofertados em Nossa Escola

Educação de Jovens e Adultos
Ensino Fundamental e Médio

Período: EJA Noturna (18:50 h às 22:00 h)

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino exclusiva para estudantes que, por algum motivo, tiveram que abandonar os estudos ou que não tiveram acesso à escola.
Para se inscrever no Ensino Fundamental, o estudante deverá ter a idade mínima de 15 anos e no Ensino Médio, 18 anos.
Com oferta do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de forma presencial, com aulas de segundas às sextas-feiras, contendo o Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território – PIPAT.

Conheça mais sobre a EJA

O plano de ensino é o planejamento elaborado pelo docente, dentro do programa do curso, que pretende apresentar o conteúdo programático da disciplina a ser lecionada, obedecendo o projeto pedagógico da Instituição e as diretrizes curriculares determinadas pelo poder público.

Acesse o o plano de Ensino

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

AEE Ofertado em Nossa Escola

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora Maria Trindade de Oliveira”, além de ser uma exigência legal expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20/12/1996, permite a revelação da identidade da instituição, de suas concepções e de seus sonhos. Além disso, define a natureza e o papel socioeducativo, cultural, político e ambiental da escola, bem como sua organização e gestão curricular para subsidiar o seu Regimento Escolar e sua Proposta Pedagógica, documentos norteadores das ações educativas, estabelecendo novos rumos de gestão e práticas pedagógicas levando-nos a superar a “educação tradicional” que está aquém das necessidades e anseios de todos os envolvidos do cotidiano escolar. No contexto de crescimento das propostas educacionais, os especialistas, corpo docente e discente e corpo administrativo, respaldados nos aspectos legais, fomenta a estratégia de um trabalho voltado à melhoria da qualidade na educação com metodologias inovadoras, ligadas as necessidades atuais e futuras dos indivíduos que nesta escola estudam.
O Projeto Político Pedagógico - PPP foi elaborado sob a supervisão da equipe pedagógica com a participação de toda comunidade escolar, construído coletivamente a partir de discussões em todos os segmentos da Instituição, respeitando as especificidades, as estratégias e as ações, procurando estimular a comunidade acadêmica a se motivar e envolver-se com as questões institucionais. Portanto a instituição vem documentar a história, seus resultados, metodologias adotadas, metas e ações, que possam nortear o planejamento educacional. E tem o propósito de reunir objetivos e esforços coletivos, reconstruindo analogias entre: escola/qualidade na educação/sistematização no processo de ensino e aprendizagem/compromisso social/transparência organizacional. Este projeto é resultado de uma experiência coletiva, na qual, construímos caminhos para colocar em prática nossos paradigmas educacionais em sintonia com a filosofia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora Maria Trindade de Oliveira"

PPP da EEEFM Professora Maria Trindade De Oliveira - Clique Aqui!

O regimento escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Dividindo as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer.
Ele deve estar de acordo com uma proposta de gestão democrática, assim ele possibilitará a qualidade do ensino, fortalecendo a autonomia pedagógica e valorizando a participação da comunidade escolar que está representada através dos órgãos colegiados, como, por exemplo, o Conselho Escolar e o grêmio estudantil. Outro objetivo do Regimento é o cumprimento das ações educativas estabelecidas no Projeto Político-Pedagógico da escola.

Regimento da EEEFM Professora Maria Trindade De Oliveira - Clique Aqui!

Um plano de ação escolar é o planejamento documentado e formalizado que descreve as estratégias, ações e atividades que serão desempenhadas em determinado período. Também contempla desafios a serem superados, bem como orientações para situações de crise.

Plano de Ação da EEEFM Professora Maria Trindade De Oliveira - Clique Aqui!