Projeto Integrador

O que é o projeto integrador no novo ensino médio?

Os PROJETOS INTEGRADORES das 4 áreas de conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias) foram desenhados para articular a Base Nacional Comum Curricular e os Componentes Integradores do currículo das Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral. O elemento chave será o planejamento, a organização e a apresentação, sob a mediação do professor, de um produto pedagógicoque culmine e expresse o percurso formativo dos estudantes ao longo de um trimestre. Tal projeto, de características interdisciplinares, ancorado em problemáticas contemporâneas, objetiva ser exercício de intervenção e reflexão coletiva que amplie horizontes culturais e consolide aprendizagens significativas. Pretende-se, através desses projetos, que os saberes e experiências dos educandos sejam acolhidos na escola e (re)pensados através de conhecimentos formalmente instituídos, também reconsiderados pelo prisma da interdisciplinaridade.

Projetos desenvolvidos em 2023

Projeto: Reciclagem de pilhas e baterias

Um projeto de reciclagem de pilhas e baterias é uma iniciativa importante para lidar com os resíduos tóxicos produzidos por esses dispositivos. O objetivo foi desenvolver e implementar um sistema eficiente de reciclagem de pilhas e baterias para reduzir a poluição ambiental causada por resíduos tóxicos, realizar campanhas de conscientização nas comunidades sobre os impactos ambientais das pilhas e baterias descartadas e promover a educação ambiental em escolas e locais públicos sobre a importância da reciclagem.

Projeto: ETC - Educação, Tecnologia e Construção

Os Projetos ETC - Educação, Tecnologia e Construção são livros paradidáticos que atende as novas demandas diante de tantas inovações tecnológicas que fazem parte do dia a dias das crianças, adoslecentes e jovens de forma prática, lúdica, contextualizada e flexível de acordo com a proposta pedagógica de cada escola. Os projetos oferecem um leque de possibilidades a serem trabalhados em sala de aula e laboratório de informática, por meio de estratégias articuladas entre os conteúdos e as ferramentas tecnológicas.

Projeto: Trânsito Seguro

O projeto busca desenvolver e implementar estratégias para promover um trânsito seguro, conscientizando os estudantes sobre a importância do respeito às leis de trânsito e incentivando práticas seguras, destacando a importância do respeito às leis, do uso de equipamentos de segurança e da responsabilidade de cada usuário da via.