Práticas Experimentais

O que são as Práticas Experimentais de Ciências da Natureza?

Práticas experimentais são atividades nas quais os alunos têm a oportunidade de realizar experimentos, observações e investigações práticas para aprender sobre conceitos científicos. Essas práticas têm como objetivo envolver os alunos de maneira ativa no processo de aprendizagem, estimulando a curiosidade, a observação, a coleta de dados e a análise. No ensino fundamental e médio, as práticas experimentais podem abranger diversas disciplinas, como física, química, biologia e ciências em geral. Através dessas atividades, os alunos têm a oportunidade de aplicar o que aprenderam na sala de aula de uma maneira prática e interativa, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. É importante ressaltar que as práticas experimentais sã seguras, supervisionadas por professores e relacionadas aos conceitos envolvidos no currículo. Essas atividades são importantes significativamente para a formação científica dos estudantes, tornando o aprendizado mais interessante e relevante.

Práticas desenvolvidos em 2023